Ministrantes

Rennan Reis de Paula

Fonoaudiólogo - Aprimorado em Motricidade Orofacial, pós-graduando em Neuroeducação e em Gestão Hospitalar. Possui formação em Educação Especial, Dislexia, Inclusão Escolar.

Pela prefeitura de Montes Claros integra a equipe multidisciplinar do Projeto Lê – Trabalhando as Dificuldades Especificas de Leitura e Escrita. Supervisor substituto de fonoaudiologia clínica do curso de Fonoaudiologia da FUNORTE.  Atende na Clínica Preventive - Medicina do Trabalho. Atende em consultório na VittaSaúde – Clínicas Especializadas.

 

Fernando Sales Guimarães

Graduando em Fonoaudiologia  - UFMG, aprimorado em Motricidade Orofacial com ênfase em Disfagia e curso de capacitação na área de musicoterapia e neurologia. 

Na Universidade Federal de Minas Gerais, participa da equipe do Grupo de Biomecância desenvolvendo pesquisa na área de psicoacústica e processamento auditivo e é Estagiário Bolsista do Projeto de Extensão de atendimento de Linguagem oral e escrita em Crianças e Adolescentes no Hospital das Clínicas - Belo Horizonte/MG.


 Síndrome de Irlen

Síndrome de Irlen é uma altração visuo-espacial de causa neurológica associada a alteração do córtex visual e déficits no sistema magnocelular (rede de neurônios grandes que controlam o sistema motor do olho). tem componente genético, sendo assim hereditário e atinge ambos os sexos igualmente. existem formas mais leves e outras mais graves e em todas as faixas etárias.

A Síndrome de Irlen afeta aproximadamente 12 -14% da população geral, superdotados e bons leitores. Em media, 44% dos indivíduos com déficits específicos de aprendizagem e leitura tem em comorbidade a Síndrome de Irlen. Cerca de 33% de disléxicos apresentam a Síndrome de Irlen combinados a suas dificulades, além de outras alterações associadas como: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Autismo, traumatismo craniano, problemas médicos e visuais.

Saiba mais